IVA : O desafio de liderar um projeto complexo em Angola
- Patrícia Paula
- 18 de mar.
- 2 min de leitura

É importante esclarecer, como uma especialista em gestão de projetos, que tão importante quanto entregar um projeto é conduzir e gerenciar o impacto que ele causa na vida das pessoas. Eu acredito que este é o maior desafio quando lidamos com um projeto de alta complexidade para a sociedade. Gerenciar pessoas, suas expectativas e influência dentro do ambiente. E esta é uma das principais responsabilidades do Gestor de Projetos.
Sendo assim, o fato de existir uma equipa de gerenciamento de projetos dedicada a um único projeto não aumenta as chances de isto ser bem-sucedido. Muito pelo contrário, aumenta a necessidade de comunicação e a integração entre os vários componentes se torna mais complexa. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas no projeto, mais canais de comunicação serão necessários para atender as expectativas de informação do trabalho sendo desenvolvido.
Grande parte das empresas, porque não é apenas em projetos públicos que isto ocorre, não realizam um estudo de impacto. Todos os projetos, independente da complexidade técnica, deve passar por esta análise. De modo geral, é preciso envolver as pessoas sempre que o projeto ou seu resultado mudar as suas vidas.
Para o projeto IVA, a recomendação é envolver todas as entidades dentro do ecossistema, ouvi-las, registrar suas questões, propor um plano de migração, realizar testes ou protótipos baseados no projeto real.
Porque a abordagem de gestão de projetos, por si só não abrange como a transição de um projeto deve ocorrer, não abrange todos os aspectos a ter em conta de como reduzir o impacto de rejeição por parte das pessoas afetadas e como maximizar o potencial inovador do projeto. A experiência mostra que é importante combinar outras metodologias, ferramentas e técnicas que possam adicionar valor a gestão de projetos. E, se o foco do projeto é olhar para as pessoas, gerir suas expectativas e aumentar o seu grau de satisfação recomendo as técnicas de UX Research como peça chave neste domínio.
O UX Research se propõe a entender um problema (ou vários) com foco nas pessoas, juntando todos os pontos de vistas dos envolvidos e considerando o contexto que elas estão inseridas.
Para mudar a realidade da gestão dos projetos angolanos, precisamos mudar a forma como os projetos surgem dentro das organizações.
Para transformar a realidade em que os projetos são desenvolvidos em Angola precisamos mudar como eles surgem. Mudar o modo como as pessoas se aventuram a desenvolver, implementar ações sem um planejamento formal e conciso. Infelizmente, muitas organizações se preocupam mais em conseguir projetos, que negligenciam a importância de discutir os objetivos, benefícios e estratégias que levaram a decisão de seguir com o projeto.
Antes de iniciar qualquer projeto o gestor de projeto deve validar quais serão os benefícios a ser entregues, como eles poderão ser alcançados, os desafios e riscos que foram identificados previamente e talvez o mais importante, quem são as partes interessadas que deverão ser envolvidas no princípio.
As complicações do IVA não têm a ver somente com prazos curtos, orçamento escasso ou falha de comunicação, geralmente associadas como causa de fracasso de um projeto. Mas a necessidade de envolver as pessoas certas no momento certo. E, somente com uma boa estratégia de empatia é que conseguiremos mudar esta situação..IVA : O desafio de liderar um projeto complexo em Angola







Comentários