Diversos Tons de Oportunidades
- Patrícia Paula
- 18 de mar.
- 2 min de leitura

Recentemente, eu li o artigo do Matheus Sobral sobre Diversos tons de produtividade, um tema tão actual que aborda a necessidade de inclusão do público LGBT no mercado de trabalho. Me revi no texto e incentivada a falar das diversos formas em que uma oportunidade pode aparecer em nossas vidas. Não haveria dia melhor para escrever um pouco sobre a diversidade e sob um olhar empático do que hoje – eu estou muito feliz com uma oportunidade que venho batalhando há meses e finalmente aconteceu. Além disto, este tema resume as minhas recentes descobertas e aventuras no mundo de User Experience, da necessidade de criar pontes para o futuro, abrir portas e acreditar no potencial humano.
Muitas pessoas pregam que o sucesso é tudo na vida profissional. Mas o que é o sucesso se não um encontro de oportunidade, talento e vontade de fazer mais e melhor algo que a gente realmente se vê fazendo e nos torna numa pessoa feliz. Eu sempre acreditei que o que é nosso um dia chegará até nós. E, que a cada dia criamos pontes para estarmos mais próximos de onde queremos estar. Somos nós que construímos o nosso caminho e todas as lembranças são insumos para reflectirmos de onde saímos, onde estamos e para onde queremos ir.
A oportunidade não é dada, ela é conquistada. Nem sempre as oportunidades chegam até nós facilmente, muito pelo contrário, há casos de amigos que tiveram a sua oportunidade após um longo trajetco de fracasso e frustrações. Na realidade este percurso é quase unânime para quem não se contenta com aquilo que tem e deseja alcançar maiores desafios, procurar, se reinventar, encontrar e abraçar com toda a nossa força a oportunidade. As dificuldades também se apresentam como obstáculos, por isto encarar cada fase com ânimo é fundamental para se tornar mais forte.
Não menos importante é potencializar as pessoas que convivem conosco, não faz mal pedir a ajuda de um colega que domina um assunto. Ou então, a oportunidade de aprender mais sobre alguém que é tão interessante que nos desperta para algo maior. Ultimamente tenho me reinventado na história de superação do meu colega Dialungana Malungo e pela forma como ele encara as oportunidades, que ele cria sendo o melhor naquilo que ele se propõe a fazer. É inspirador saber que temos alguém que sente o que sentimos e que acredita no retorno da nossa trajectória.
Você só verá oportunidades, nas pontes que você diariamente cria.
As portas só irão se abrir se você bater.
E, quando a oportunidade chegar esteja preparado.







Comentários